Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2015

Andrew Lesnie, diretor de fotografia de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, morre aos 59 anos.

Parceiro de Peter Jackson ganhou o Oscar em 2002 por A Sociedade do Anel. Grande perda para o cinema, grande perda para a equipe de Peter Jackson. Andrew Lesnie, diretor de fotografia vencedor do Oscar pelo trabalho em O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, morreu na Austrália, aos 59 anos. Segundo informações do The Hollywood Reporter, Andrew sofreu um ataque cardíaco ontem, segunda-feira.

Atualização de Uma Jornada pela Terra-média

Em 2013, na mesma época do filme ‘A Desolação de Smaug’, foi lançado pelo Google Chrome um aplicativo chamado Uma Jornada pela Terra-média, um mapa interativo e experimental que oferece a possibilidade de navegar por um Google Earth (programa de computador que apresenta um modelo tridimensional da Terra através de imagens de satélite) do universo de J.R.R. Tolkien. Muitos cenários da aventura de ‘O Hobbit’ eram demarcados, e ao clicar sobre eles era possível interagir na cena que era apresentada, como tentar não ser capturado na Mata dos Trolls ou como fazer um passeio sinistro por DolGuldur, além de oferecer informações sobre os personagens da história.

Se você ainda não jogou Shadow of Mordor, game lançado no final do ano passado, veja aqui vários motivos para que você não adie mais essa aventura.

Protagonista de Shadow Of Mordor Às vezes é inevitável ficar com o pé atrás quando games são baseados em um livro ou HQ. Mesmo que eles não estejam diretamente ligados às obras. O motivo é que, muitas vezes, são pequenos caças níqueis em forma de jogos. Alguém que já viu alguns jogos de Nárnia e até de Senhor dos Anéis sabe do que estou falando. Achei até para Android uma versão de O Hobbit que quase travou o meu Samsung Galaxy. Então, já devem imaginar como me senti pelo anúncio de um jogo baseado no mundo tolkieniano… Mas algo me fez ter certo alívio! Quando se abre o jogo já vejo um logo deveras confiável. Warner Bros Games. Isso me tranquilizou até. O motivo é bem claro. No final comento sobre ele.

15 capas de O Hobbit e O Senhor dos Anéis

O Hobbit, lançado em 1937 e O Senhor dos Anéis em 1954, alcançaram grande sucesso. Por isso mesmo, há inúmeras versões destes livros ao redor do mundo. Entre as variadas capas, há algumas que que são curiosas, algumas bonitas, outras estranhas e bizarras. Confira agora uma pequena seleção delas:

Receita de lembas da vizinha de Tolkien

“ Eu consigo. Lembas realmente injetam coragem na gente! E também uma sensação mais agradável que a quentura daquela bebida dos orcs. Pergunto-me do que é feita. Acho que é melhor não saber. Vamos tomar um gole de água e lavar a lembrança daquele gosto. ” – Merry ,em As Duas Torres Já se imaginou ter a receita que influenciou Tolkien a criar os famosos pães-de-viagem élficos, chamados lembas? Esta receita foi trazida por Daniel Cossi, presidente da Sociedade de Tolkien Brasileira, quando foi visitar a casa e o túmulo de Tolkien e Edith em Oxford, no ano de 1997. Conversando com a vizinha de Tolkien, Daniel conseguiu a receita que ela fazia para os filhos dele. Esta acredita que a referência para a lembas de O Senhor dos Anéis, seja esse pão, pois as crianças diziam que era comida de elfo do livro do pai.

Respondendo 14 dúvidas recorrentes sobre ‘O Senhor dos Anéis’

Em 2014, encerrou-se a produção cinematográfica de O Hobbit, independentemente do amores ou ódio despertado por essa segunda trilogia de Peter Jackson, a quantidade de perguntas ou opiniões, inconclusas, sobre os eventos tratados em Senhor dos Anéis e O Hobbit, ganham novo fôlego. Infelizmente, os curiosos vão buscar as respostas no mesmo lugar  onde surgiram suas dúvidas e se esquecem da rica bibliografia já feita pelo criador de tudo isso, que foi J. R. R. Tolkien. É importante ter cuidado com a bibliografia feita por leitores e estudiosos de Tolkien, uma vez que são, geralmente, conclusões muito pessoais ou puramente superficiais apenas para atender o mercado editorial milionário surgido no início dos anos 2000, sobre a obra de Tolkien.

10 Coisas sobre Tolkien que você talvez não saiba

Quando uma pessoa atinge certo grau de popularidade, espera-se que sua vida seja escavada, esquadrinhada e escrutinada, e que biografias sobre ela sejam lançadas. Assim foi com Tolkien. Acontece que, por fatores diversos, acabamos com um conhecimento tão somente prático de sua vida. Repetimos muitos fatos importantes, os milestones de sua trajetória (que não foi nada curta): que ele nasceu na África, que foi à 1ª Guerra, que era professor de Oxford… coisas do gênero. Tudo muito bem.

Os melhores e piores cosplays inspirados nos livros de Tolkien

Nem os cãozinhos escaparam dessa, os melhores e piores cosplays inspirados nos livros de Tolkien. Criatividade é o que não faltou!

"O Senhor dos Anéis" inspira brasileira do tiro com arco

Uma das principais esperanças da seleção brasileira nas provas de tiro com arco no Pan de Guadalajara, Sarah Nikitin começou a praticar o esporte graças a uma trilogia. “Com 14 anos, era muito fã de ‘O Senhor dos Anéis’ e fiquei encantada com o arqueiro Legolas”, contou a atleta, hoje com 22, apaixonada pelos livros de J.R.R.Tolkien que foram para as telas com o diretor Peter Jackson.

Ouça J. R. R. Tolkien recitando um poema na língua dos elfos

Se você conhece minimamente a obra de J. R. R. Tolkien, o que eu acho muito provável, já deve ter ouvido falar que o cara inventou idiomas inteiros para cada criatura fantástica presente na Terra Média. Uma dessas línguas, possivelmente a mais famosa, é o quenya, um dos idiomas élficos. Quando Tolkien criou o vocabulário, alfabeto e tudo mais para que os elfos da história pudessem conversar, ele aproveitou para escrever algumas obras literárias em élfico.

As metrópoles de J.R.R. Tolkien: mapas de cidades americanas são reeimaginados nos traços do autor

Entre o Condado, as Montanhas Nebulosas, Valfenda e tantas outras regiões, nem sempre é fácil se situar na cartografia do mundo criado por J.R.R. Tolkien. Para dar uma mãozinha para o leitor – e expandir ainda mais as fronteiras do rico universo tecido em palavras – as obras do escritor inglês trazem mapas de diversas regiões da Terra Média. Mais de 50 anos depois, eles servem como inspiração para reimaginar metrópoles modernas. Mostrando que, mesmo sem o Um Anel para conquistar ou elfos andando por aí, nosso mundo é também boa matéria prima para a cartografia fantástica, o estadunidense Stentor Danielson pegou emprestado o estilo do criador de O Senhor dos Anéis e O Hobbit para recriar mapas no projeto Mapsburgh.

Estudante alemão diagrama e ilustra O Silmarillion, de Tolkien a mão

Os livros de J. R. R. Tolkien estão entre os mais amados no mundo, principalmente depois da trilogia Senhor dos Anéis ir ao cinema. Na Alemanha, o designer e estudante de arte, Benjamin Harff uniu sua paixão pelo universo criado por Tolkien e o seu trabalho de conclusão de curso para produzir um livro inteiro feito a mão. Segundo Benjamin, inicialmente ele planejou produzir um dos livros do Senhor dos Anéis,