O Hobbit, lançado em 1937 e O Senhor dos Anéis em 1954, alcançaram grande sucesso. Por isso mesmo, há inúmeras versões destes livros ao redor do mundo. Entre as variadas capas, há algumas que que são curiosas, algumas bonitas, outras estranhas e bizarras. Confira agora uma pequena seleção delas:
Esta versão Holandesa foi lançada pela primeira vez em 1967. A ilustração, que consiste em oito anões em volta de um hobbit, é do artista Cees Kelfkens. Bonitinha, não?
Esta curiosa versão de O Hobbit da Ballantine, de 1986 (ou 1988), foi vendida em box junto com os livros de O Senhor dos Anéis. Na ilustração da capa não dá para decidir quem está mais estranho: Bilbo ou Gollum.
Versão de O Hobbit publicada pela Ballantine em 1965. A ilustração da capa consiste em um leão, duas emas e uma árvore carregada de frutos. Tudo isso porque a artista Bárbara Remington fez a ilustração sem ler o livro. Quando Tolkien perguntou o que a artista estava tentando dizer e, em particular, o que seria a árvore com as frutas, foi lhe dito que era uma árvore de natal. Tolkien, é claro, ficou furioso.
Estas são as novas versões de uma versão clássica alemã, que é famosa por ser, curiosamente, toda verde.
Estas capas bizarras são da segunda edição polonesa publicada de Senhor dos Anéis de Setembro de 1981, pela editora Czytelnik. Será que o artista realmente leu os livros?
Se a segunda versão polonesa de O Senhor dos Anéis era muito feia, essas de O Hobbit são bem mais bonitas. A primeira é de 2004 e a segunda de 2011.
Edição de O Hobbit da Harper Collins Children’s Books de 2012. Esta ilustração lembra muito um dos pôsteres do filme Uma Jornada Inesperada.
Versão capa dura de O Hobbit da Easton Press, de 1999. O legal é que parece uma capa tipicamente anã.
A artista Jemima Catlin lançou duas versões de O Hobbit, ambas com 150 ilustrações, além de um calendário de 2014, com 12 ilustrações de página inteira, mais 40 desenhos inspirados em O Hobbit. A versão do livro que apresenta Bilbo encostado em uma árvore possui capa de tecido e, inclusive, há uma versão dela em português (para a nossa alegria).
Esta com Smaug dourado na capa é a versão de luxo, igualmente ilustrada, e vem com slipcase de tecido. É digna de ser chamada de preciouss.
Comentários
Postar um comentário