Quando uma pessoa atinge certo grau de popularidade, espera-se que sua vida seja escavada, esquadrinhada e escrutinada, e que biografias sobre ela sejam lançadas. Assim foi com Tolkien.
Acontece que, por fatores diversos, acabamos com um conhecimento tão somente prático de sua vida. Repetimos muitos fatos importantes, os milestones de sua trajetória (que não foi nada curta): que ele nasceu na África, que foi à 1ª Guerra, que era professor de Oxford… coisas do gênero. Tudo muito bem.
Mas, para dar novo sopro aos nossos conhecimentos, às vezes precisamos de algo que nos faça exclamar, “Sério?!”. Essa é a intenção das 10 Coisas sobre Tolkien que você talvez não saiba: dar a você leitor algumas informações inúteis para preencher suas próximas conversas sobre o professor.
1- Tolkien fez aulas de violino quando criança, mas, já adulto, lamentou não ter se empenhado mais. Em uma carta ele diz que “qualquer pessoa capaz de tocar um instrumento de cordas me parece um mago digno de respeito” e que os esforços gastos ao tentarem ensinar-lhe violino o haviam deixado “com uma sensação de arrebatamento na presença de violinistas”.
2- Tolkien detestava os Beatles. Quando os quatro músicos cogitaram fazer um filme de O Senhor dos Anéis, em 1968, Tolkien ficou furioso. Segundo sua secretária, John Lennon era-lhe particularmente desagradável.
3- Tolkien era muito generoso com seu dinheiro, mas também muito cuidadoso. Ele mantinha um registro de cada centavo gasto, até mesmo com coisas simples como lâminas de barbear. Além disso, diferente da visão romantizada que muitos têm do desprendimento entre autor e obra, Tolkien demonstrava apreciar o fato de poder fazer dinheiro com seus livros. E quem pode culpá-lo?
4- Os irmãos Hilary e John Ronald eram chamados de “wenches” (literalmente ‘mocinhas’) pelas outras crianças de Sarehole por causa de seus cabelos, mais compridos do que o habitual.
5- Em 1913, Tolkien foi a Paris pajeando dois garotos Mexicanos e, nessa viagem, presenciou a tia dos meninos sendo morta num acidente de trânsito.
6- Tolkien criava galinhas e tinha uma pequena horta no quintal de sua casa na Northmoor Road, Oxford. Os ovos e as verduras viriam a calhar no racionamento dos anos de guerra.
7- Tolkien era um péssimo motorista. Certa vez, num curto percurso até a chácara do irmão, ele conseguiu destruir um muro e furar um pneu. Sua inabilidade rendeu a maravilhosamente ilustrada história do Senhor Bliss.
8- Tolkien ganhou da rainha Elizabeth II o título de ‘Commander of the British Empire’ pelos serviços prestados à literatura do país. Contudo, sua medalha foi roubada em 1972.
9- Ao contrário do que muita gente pensa, Tolkien não começou sua grande obra nas trincheiras da Primeira Guerra. ‘Tudo besteira’, disse ele. ‘Você pode até rabiscar algo no verso de um envelope e enfiar no bolso, mas só. Não dá para escrever […] já que se fica agachado em meio a moscas e sujeira.’
10- Em uma carta a Arthur Greeves, C.S.Lewis chama Tolkien de ‘um dos meus amigos de segunda classe’. A amizade deles não era perfeita, embora muitos prefiram ver assim.
Comentários
Postar um comentário