Pular para o conteúdo principal

O Senhor dos Anéis


É uma trilogia de livros de alta fantasia escrita pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien. A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial.Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes (The Fellowship of the Ring, The Two Towers e The Return of the King) entre 1954 e 1955, e foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, e vendeu mais 160 milhões de cópias, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.

A história de O Senhor dos Anéis ocorre num tempo e espaço imaginário, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por Humanos e por outras raças: Elfos, Anões e Orcs. Tolkien deu o nome a esse lugar a palavra do inglês moderno, Middle-earth (Terra-Média), derivado do inglês antigo, Middangeard, o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica. O próprio Tolkien disse que pretendia ambientá-la na nossa Terra, aproximadamente 6.000 anos atrás, embora a correspondência com a geografia e a história do mundo real fosse frágil.

A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro. A história principal é seguida por seis apêndices que fornecem uma riqueza do material de fundo histórico e linguístico.

O primeiro volume, A Sociedade do Anel, publicado em 1954, contém um prólogo, no qual são dadas as características dos Hobbits. O segundo volume, As Duas Torres, publicado alguns meses depois de A Sociedade do Anel, também em 1954, continua a história original com mais personagens. A saga termina com a publicação em 1955 do terceiro volume, intitulado O Retorno do Rei, que contém diversos apêndices explicativos sobre a história, as línguas, a cronologia da narrativa e outras informações adicionais sobre a mitologia criada por Tolkien para a sua Terra-Média.

A SOCIEDADE DO ANEL




Frodo Bolseiro é um hobbit do Condado, que recebe de seu tio Bilbo um anel de rara beleza. Esse anel tem uma longa história: foi roubado de uma criatura chamada Gollum (como relatado no livro O Hobbit), e desde então ele tem sido guardado por Bilbo.

Ficheiro:The one ring animated.gif
O Um Anel

O Mago Gandalf, um velho amigo de Bilbo, percebe o poder que aquele anel possui, não sendo um anel comum, mas sim o Um Anel, artefato mágico forjado por Sauron, o Senhor do Escuro, e que fora perdido numa batalha muito tempo antes. Se recuperado, o Um Anel permitiria a Sauron o domínio definitivo sobre toda a Terra-média. O Um Anel, ou Anel do Poder, dera longevidade fora do comum a seu antigo dono, Bilbo, e possuia consciência, uma vontade própria que o conduzia sempre na direção do seu criador e senhor. Gandalf aconselha Bilbo a deixar o Condado, planejado para ocorrer até a festa de aniversário daquele ano. Gandalf parte, para resolver alguns assuntos, mas combinando que voltaria para acompanhar Frodo, porém, não manda notícias durante vários meses. Chegando a data prevista, Bilbo decide deixar o Condado e deixa tudo para Frodo. Depois de um tempo, Gandalf retorna e convence Frodo a partir para destruir o anel, após vender Bolsão, Frodo leva consigo seus amigos Sam o protagonista, Merry e Pippin para sua aventura. 

AS DUAS TORRES


O Senhor dos Anéis As Duas Torres se inicia nas montanhas de Emyn Muil, onde, perdidos, os hobbits Frodo e Sam descobrem que estão sendo seguidos pelo misterioso Gollum. Criatura esperta que foi deformada pelo Anel, Gollum promete guiar os hobbits aos Portões Negros de Mordor se eles o liberarem. Sam não confia no novo companheiro, mas Frodo tem pena de Gollum que, como ele, também foi guardião do Anel.

Na Terra-média, Aragorn, o arqueiro-elfo Legolas e Gimli, o Anão encontram o reino de Rohan, que está sitiado, tendo seu antes poderoso Rei Théoden sucumbido à feitiçaria mortal de Saruman, por causa da manipulação de seu espião, o sinistro Língua de Cobra. Éowyn, a sobrinha do Rei, reconhece como líder o guerreiro Aragorn, um humano. Embora ele se sinta atraído por ela, não se esquece de seu grande amor pela elfo Arwen e do pacto que fizeram.

Gandalf renasceu como Gandalf, o Branco, depois de sua luta feroz contra o Balrog, e lembra a Aragorn sua missão de unir o povo de Rohan com o baluarte remanescente da resistência humana de Gondor. Enquanto isso, os hobbits aprisionados Merry e Pippin conseguem escapar sozinhos dos Uruk-hai e se embrenham na misteriosa Floresta Fangorn, onde descobrem um inesperado aliado entre as antigas árvores - Barbárvore, um pastor de árvores, vivo e caminhante, cuja floresta Saruman dizimou.

Em suas viagens paralelas, a Sociedade enfrentará exércitos inimagináveis e muita decepção, embora também se possa vislumbrar maravilhas antigas e a revelação da força de seu povo. Juntos devem enfrentar as forças poderosas que emanam das Duas Torres - a Torre Orthanc, em Isengard, onde o corrupto mago Saruman treinou um exército mortal composto de dez mil homens, e a Fortaleza de Sauron, em Barad-dûr, nas tenebrosas terras de Mordor.

O RETORNO DO REI



Passado no mundo místico da Terra Média, uma aliança de nove criaturas diferentes é formada para destruir o Anel do Poder antes dele cair nas mãos do Senhor das Trevas Sauron. Depois de vários eventos separar a companhia, o jovem Hobbit Frodo Baggins e seu amigo Sam Gamgee continuam por conta própria - sob orientação da criatura Gollum - para alcançarem o fogo da Montanha Doom, o único lugar onde o anel pode ser destruído. Nesse meio tempo Gandalf, Aragorn e os Cavaleiros de Rohan destroem o mago diabólico Saruman e impedem a ameaça a Isengard, mas nessas alturas os exércitos de Sauron estão maiores.

Com Saruman fora do caminho, Gandalf e Pippin viajam para o leste, para Minas Tirith, em Gondor, para levar a noticia que os Cavaleiros de Rohan logo estarão lá para ajudar o cada vez mais desesperado Senhor Denethor e suas forças, que tentam impedir o avanço do exército de orcs. Aragorn, Gimli e Legolas viajam pelos Vales da Morte para alcançarem Gondor em tempo e ajudarem na batalha que se aproxima. Contudo, logo a cidade fica sitiada pelos exércitos de Sauron, e suas muralhas principais começam a cair. Será que o exército de Rohan chegará a tempo de salvar Minas Tirith? Será que Aragorn irá reclamar por sua posição de herdeiro do trono? Quando os Portões Negros de Mordor se abrem, toda força de Sauron aparece, dominando na proporção dez para um, e a única certeza será o banho de sangue que se seguirá.

Nesse meio tempo, tendo deixado para trás Faramir e suas forças, Frodo e Sam têm que atravessar as montanhas de Mordor pelo único caminho que podem: o caminho escuro que leva a Minas Morgul, o castelo dos Cavaleiros Negros. É nas cavernas escuras acima que reside o perigo maior: Shelob, uma criatura que até as forças de Sauron não ousam enfrentar, e com a qual Gollum negociou seu "precioso". Adiante estão as planícies sem fim de cinza e poeira de Mordor e as cavernas vulcânicas da Montanha Doom, onde o destino do anel é determinado a um custo difícil de se compreender de tão horrível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Digital da Terra-Média

E ai galera, confiram esse site que contém o mapa digital da terra média. Além disso, tem várias informações sobre o mundo de J.R.R Tolkien. http://lotrproject.com/map

Idade dos personagens

Abaixo você verá alguns gráficos que mostram a idade dos personagens em O Hobbit  e em O Senhor dos Anéis . Confire. Em 'O HOBBIT' O gráfico acima mostra a idade de Thorin e Companhia, incluindo Bilbo e Gandalf, no momento em que a busca para recuperar Erebor ocorre. Na adaptação do Hobbit feita por Peter Jackson, eles mudaram bastante a idade dos personagens, mais notavelmente por ter Thorin aparentando ser mais jovem que Balin e Ori sendo o mais novo dos Anões. Thorin, nascido em T.E. 2746, tinha 195 anos na época e o mais antigo dos Anões na Companhia. Nos filmes, sua idade mudou e ele é retratado como um anão bem jovem. O fato de que ele está presente no Sacking of Erebor significa que ele deve ter pelo menos 171 anos de idade (+ sua idade no momento do saque) no cinema. Balin, nascido em T.E. 2763, tinha 178 anos e era o mais velho dos anões depois de Thorin. Nos filmes ele é retratado como um velho anão, muito provavelmente mais velho que Thorin. Ele

A forma de Sauron à época da Guerra do Anel

Sobre Sauron, o Senhor do Escuro, e a forma que ele assumiu quando tentou subjugar os povos livres no crepúsculo da Terra-média.