Dos cinco magos, Maiar enviados a Terra-média em forma “humana” para lutar contra Sauron, pouco é conhecido sobre os magos “azuis”. Seus nomes na Terra-média não foram gravados em lugar algum, infelizmente, mas nós conhecemos seus nomes Maiar: Alatar e Pallando. Do conhecimento da Terra-média, eles eram simplesmente chamados Ithryn Luin, “Os Magos Azuis” (devido a cor azul-oceano).
Quando os Istari chegaram primeiramente na Terra-média, Saruman e os magos azuis foram para o leste, mas apenas Saruman retornou. É dito que “se eles permaneceram no leste, perseguindo seus propósitos pelos quais foram enviados, ou morreram, ou foram apanhados por Sauron e se tornaram seus servos, não é sabido”. (UT, p. 390)
Tolkien explicando por si próprio foi só um pouco mais explícito. Em uma carta ele falou que ele não sabia claramente sobre os outros dois: “Eu acho que eles foram como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, longe do alcance numenoreano: missionários em terras ocupadas pelo inimigo, como elas eram. Qual sucesso eles obtiveram eu não sei, mas eu acho que eles falharam, como Saruman falhou, mas de maneira diferente, e eu suspeito que eles foram fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições mágicas que perduraram após a queda de Sauron.” (Letters, p.280).
Alatar e Pallando |
Existem alguns pontos interessantes, principalmente nas cartas de Tolkien. O que sabemos é isso: Alatar, Pallando, e Saruman foram para o leste assim que chegaram na Terra-média. É dito que os três foram com o propósito ao qual havia sido estabelecido, que era preparar e guiar as raças livres contra o poder crescente de Sauron. Alatar e Pallando não retornaram e Tolkien temia que eles tivessem caído sobre a sombra, talvez até fundadores de cultos secretos que perduraram após a queda de Sauron.
Os Maiar eram seres poderosos, e apesar de outros Maiar e Valar terem caído na escuridão, eles são poucos. Então, se Alatar e Pallando caíram nas sombras, o esforço, nós podemos assumir, deve ter sido muito grande. Porém, isso pode ser questionado, Saruman mesmo também caiu nas sombras, desejando poder e ser o dono do “um” anel para atingir o propósito que os Valar haviam lhe mandado. Como Elrond falou no conselho, foi o envolvimento de Saruman muito profundo nos mistérios dos anéis de poder que foi sua ruína.
Temos que imaginar exatamente quando Saruman começou a se voltar contra os seu propósito como um Istari. Isso poderia ser crucial para determinar o destino de seus irmãos, Alatar e Pallando Tolkien mesmo falou, no livro The Peoples of Middle Earth, “Nenhum nome foi gravado sobre os dois magos. Eles nunca foram vistos ou conhecidos nas terras a oeste de Mordor.” Em uma outra nota, Tolkien escreveu: “Os outros dois? Eles chegaram muito mais cedo, ao mesmo tempo que provavelmente Glorfindel, quando os problemas se tornaram mais perigosos na segunda era. Glorfindel foi enviado para ajudar Elrond e foi (apesar de não ser dito) importante na guerra em Eriador. Mas os outros dois Istari foram enviados para propósitos diferentes. Morinehtar e Romestamo. Destruidor da escuridão (Darkness-Slayer) e Auxiliador do leste(East-helper). Sua tarefa era atrapalhar Sauron: para trazer ajuda para as poucas tribos de homens que se rebelaram da “adoração a Melkor”, para incitar uma rebelião.”
Então nós temos dois nomes para os azuis, ou talvez sejam seus nomes na Terra-média? São nomes élficos, como eram Gandalf e Saruman(Mithrandir e Curunir). Seriam eles Alatar e Pallando em Valinor como Maiar e então Morinehtar e Romestamo na Terra-média? Se foram, eles tinham nomes bem poderosos, um nomes típico de guerreiro, Darkness Slayer, e o outro um tipo mais pacífico, diplomático, East Helper.
Saiba mais sobre os Maiar clicando AQUI
Fonte: Valinor
Comentários
Postar um comentário