Pular para o conteúdo principal

A Primeira Era


No início era o vazio, só existia Eru, ou Ilúvatar, como lhe viriam a chamar em Arda. Então este criou os Ainur, os sagrados Valar e os Maiar, seus servidores e ajudantes.
Da música do seu pensamento surgiu Arda, a Terra Média, e então Eru criou os Elfos e os Homens para a povoarem. Muitos dos Valar desceram ao mundo para lhe darem forma e quando Melkor, o mais poderoso de entre eles, se deixou guiar pela raiva e pela cobiça e se tentou apropriar de Arda, os outros reagiram e deu-se a primeira grande batalha que só parou quando a Terra foi formada e tornada firme. Esmagado pela fúria dos outros Valar, Melkor fugiu e refugiou-se nas trevas.

Os Ainur fixaram-se em Valinor, o Reino Abençoado, e lá habitaram durante eras, recebendo a luz das Duas Árvores sagradas. Até ao momento em que os Elfos e os Homens surgiram no mundo, os Valar engendraram muitas criaturas para povoarem Arda. Mas Melkor não dormia e perverteu muitos desses seres tornando-os maléficos. Para resistir a qualquer assalto fixou-se em Angband, uma enorme fortaleza  comandada por Sauron, um Maiar que sempre foi o seu principal ajudante. Aconselhados pelo próprio Ilúvatar a retomar o domínio de Arda, os Valar lançam um grande ataque a Melkor e, depois de duros combates, conseguem levá-lo de regresso para Valinor, acorrentado de mãos e pés.



Depois de muitos de entre eles percorrerem a Terra Média de oriente para ocidente, as três famílias dos Elfos reunem-se por fim em Valinor e aí vivem em paz por muito tempo. Feänor, o mais dotado dos artífices élficos, consegue captar a luz das Duas Árvores em três grandes pedras preciosas, os Silmarils. Quando Melkor termina o tempo do seu cativeiro é libertado e cedo cobiça a beleza das três joias. Não conseguindo semear a discórdia entre Elfos e Valar, Melkor envenena as Duas Árvores, rouba os Silmarils e foge novamente para a Terra Média.

Feänor abandona Valinor com uma grande força élfica, contrariando a proibição que os Valar lhes impunham, e persegue Melkor para recuperar as jóias. Morgoth, como lhe passaram a chamar, entrincheira-se em Thangorodrim e resiste aos ataques dos Elfos e dos Homens seus aliados. Estes combatem com valor mas sem grande sucesso até que, depois de recuperarem um Silmaril, um homem chamado Eärendil o leva a Valinor e lança aos Valar um lancinante pedido de ajuda. Estes comovem-se e regressam à Terra Média, onde derrotam definitivamente Morgoth. A Primeira Era termina com esta grande batalha e o regresso da maior parte dos Elfos a Valinor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Digital da Terra-Média

E ai galera, confiram esse site que contém o mapa digital da terra média. Além disso, tem várias informações sobre o mundo de J.R.R Tolkien. http://lotrproject.com/map

Idade dos personagens

Abaixo você verá alguns gráficos que mostram a idade dos personagens em O Hobbit  e em O Senhor dos Anéis . Confire. Em 'O HOBBIT' O gráfico acima mostra a idade de Thorin e Companhia, incluindo Bilbo e Gandalf, no momento em que a busca para recuperar Erebor ocorre. Na adaptação do Hobbit feita por Peter Jackson, eles mudaram bastante a idade dos personagens, mais notavelmente por ter Thorin aparentando ser mais jovem que Balin e Ori sendo o mais novo dos Anões. Thorin, nascido em T.E. 2746, tinha 195 anos na época e o mais antigo dos Anões na Companhia. Nos filmes, sua idade mudou e ele é retratado como um anão bem jovem. O fato de que ele está presente no Sacking of Erebor significa que ele deve ter pelo menos 171 anos de idade (+ sua idade no momento do saque) no cinema. Balin, nascido em T.E. 2763, tinha 178 anos e era o mais velho dos anões depois de Thorin. Nos filmes ele é retratado como um velho anão, muito provavelmente mais velho que Thorin. Ele

A forma de Sauron à época da Guerra do Anel

Sobre Sauron, o Senhor do Escuro, e a forma que ele assumiu quando tentou subjugar os povos livres no crepúsculo da Terra-média.