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O Musical de O Senhor dos Anéis no Brasil em Outubro de 2015!?


A peça já aconteceu em 2006 em Toronto, no Canadá e em 2007 em Londres, Reino Unido. Desde 2013 vem sendo planejada uma turnê mundial e que teria inicio em 2015.
A equipe base é composta da música de  A. R. Rahman, Christopher Nightingale, e a banda Värttinä, com as letras de Matthew Warchus e Shaun McKenna.

Mas ao que tudo indica o primeiro país a apresentar essa peça será o Brasil, pois em 19 de maio de 2015, foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria 281 da secretaria de fomento e incentivo a cultura, em que aprova o projeto de um musical de O Senhor dos Anéis, dando a possibilidade de captação de recursos da vultuosa quantia de R$ 12.354.370,00 (doze milhões trezentos e cinquenta e quatro mil e trezentos e setenta reais).

SECRETARIA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA
PORTARIA N 281, DE 18 DE MAIO DE 2015
O SECRETÁRIO DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA, no uso de suas atribuições legais, que lhe confere a Portaria nº 354, de 18 de fevereiro de 2015 e o art. 4º da Portaria nº 120, de 30 de março de 2010, resolve:

Art. 1.º – Aprovar o (s) projeto (s) cultural (is), relacionado (s) no (s) anexo (s) desta Portaria, para o (s) qual (is) o (s) proponente (s) fica (m) autorizado (s) a captar recursos, mediante doações ou patrocínios, na forma prevista no § 1º do artigo 18 e no artigo 26 da Lei n.º 8.313, de 23 de dezembro de 1991, alterada pela Lei nº 9.874, de 23 de novembro de 1999.
Art. 2.º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CARLOS BEYRODT PAIVA NETO

150060 – Senhor dos Anéis
Tempo Entertainment SA
CNPJ/CPF: 14.001.073/0001-02
Processo: 01400000081201592
Cidade: Curitiba – PR;
Valor Aprovado R$: R$ 12.354.370,00
Prazo de Captação: 19/05/2015 à 31/12/2015
Resumo do Projeto: A trilogia escrita pelo autor, professor e filólogo britânico J. R. R. Tolkien será adaptada para o teatro através de técnicas únicas de interpretação que exaltam a expressão corporal do elenco. Com coreografias intensas, os atores farão trocas de cenários, manipulação de objetos – que se transformarão perante o público – e de bonecos. O musical será encenado no novo Teatro do Shopping JK, Teatro Santander em São Paulo. Previsão de 88 apresentações.
ÁREA: 3 MÚSICA (Artigo 18 , § 1º )

Consultando o portal do Ministério da Cultura, existe o detalhamento do projeto:

OBJETIVO

A presente proposta marca a estreia mundial da obra “O Senhor dos Anéis” para os palcos. Pela primeira vez na história, uma obra internacional, concebida por diretores estrangeiros, tem a oportunidade de ter sua estreia mundial no Brasil, com atores, técnicos, músicos e equipe de produção totalmente nacional.
A trilogia “Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien será adaptada de forma inovadora. Os responsáveis pela elaboração da adaptação de texto são os premiados Shaun Mckenna e Mathew Warchus. A direção fica por conta dos inovadores Candice Edmunds e Jamie Harrison.
Tal adaptação exaltará a atuação e o trabalho de expressão corporal de 26 atores brasileiros que serão selecionados por meio de audições.
As audições ocorrerão no mês de julho de 2015. O período das audições inclui a adaptação ao português, preparação de roteiros e partituras, anúncio das audições, espaços para as audições e contratação de pessoal de apoio (pianistas, gerentes de palco, leitores).



O cenário mescla a tecnologia avançada de uma plataforma giratória com a simplicidade de objetos de cena de formas orgânicas que serão manipulados pelos atores. As inovações nas mudanças de cena se darão através da utilização de projeções, cordas, madeiras e tecidos. Com ampla participação humana, as transições ocorrem como parte da coreografia. Os efeitos sonoros serão marcantes.
A trilha sonora conta com suporte ao vivo de quatro percussionistas. Todos estes componentes farão com que a platéia mergulhe numa experiência épica.
Todo o processo de desenvolvimento será realizado no Brasil num trabalho colaborativo entre equipe criativa estrangeira e equipe nacional, esta última será responsável não apenas pela produção nacional, mas futuramente poderá levar o know how da montagem para outros países.
Todo o conhecimento dos produtores aliado à criatividade dos designers e diretores internacionais trará aos profissionais brasileiros inovação e utilização de novas técnicas, oferecendo não apenas uma nova alternativa ao público, mas enriquecendo nossos profissionais com técnicas nunca antes utilizadas.
A intenção da adaptação é colocar o Brasil e nossos artistas definitivamente no centro do circuito teatral mundial. Durante anos o Brasil vem importando espetáculos montados, realizados, testados e aprovados no exterior, com artistas estrangeiros. Nossos artistas já tem maturidade para realizarmos o contrário. Com uma obra mundialmente reconhecida e aguardada nos palcos, temos a oportunidade de ter os holofotes da estréia mundial para nosso País e nossos artistas.
O espetáculo tem estreia prevista para o mês de outubro de 2015 e ficará em cartaz por quatro meses, de quinta a domingo (com sessão dupla aos sábados). A peça ficará no novo Teatro Santander, no Shopping JK na cidade de São Paulo. Composto por dois atos, a duração do espetáculo é de cerca de duas horas e trinta minutos.
Além dos profissionais supramencionados, a ficha técnica do projeto será composta por outros diversos profissionais, dentre eles estão os criativos estrangeiros que virão de Londres para ensaios e montagem, diretores, coreógrafo e produtor associado para a fase de audições.
Os cachês do projeto estão baseados nos valores médios praticados em espetáculos musicais de porte semelhante apresentados no Brasil. Um espaço será alugado na cidade de São Paulo, por 10 semanas, para sediar a Pré- Produção, nesse espaço será feita a montagem do musical e os ensaios com inicio previsto para agosto de 2015.
Na sétima semana de ensaios o elenco se mudará para o palco do teatro, culminando os ensaios com os figurinos. Enquanto os atores estiverem no estúdio de ensaio o cenário, iluminação, som, efeitos especiais, entre outras coisas serão levados para o teatro para montagem.
Após a montagem os elementos técnicos (cenário, iluminação, etc.) serão testados antes dos atores subirem no palco. A essa altura, todos os departamentos da produção estarão trabalhando no mesmo espaço (no teatro) tendo em vista uma primeira apresentação.



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