1- Os elfos só atingiam plena forma e estatura cinquenta anos depois de nascerem, e seu período de gestação era de um ano.
2- Tolkien removeu dos elfos qualquer traço de luxúria ou corrupção marital, e descreveu todo o cerimonial de casamento deles. Os elfos usavam a aliança no indicador da mão direita.
3- Aliás, eles se casavam apenas uma vez, ou pelo menos “até que a morte os separasse”. Se um dos cônjuges morresse, das duas uma: ou eles voltavam a se casar quando da reencarnação do falecido, ou, se o espírito não voltasse de Mandos, o cônjuge vivo poderia casar-se com outro ou outra. Este foi chamado de “O Estatuto de Finwë e Míriel”.
4- Tolkien também relatou que, embora não houvesse atividade que só elfas ou elfos pudessem realizar, havia uma tendência natural para atividades que dividia ambos os sexos. As elfas dedicavam-se mais a atividades como cura, jardinagem, performance musical ou tecelagem, e os elfos preferiam coisas como caça, cinzelaria, e composição musical e poética.
5- Elfos geralmente tinham dois nomes “oficiais”: um dado pela mãe (muitas vezes profético) e outro pelo pai. Mas eles também podiam receber outros nomes por seus feitos ou nomearem-se a si mesmos. Um exemplo é o da personagem Galadriel: sua mãe deu-lhe o nome Nerwen (Donzela-homem), o pai deu-lhe o nome Artanis (Nobre-mulher), o marido chamava-lhe Alatáriel, que posteriormente foi adaptado ao Sindarin como ‘Galadriel’.
6- Quando era permitido a um elfo reencarnar, ele voltava como um bebê-elfo, gerado pelo método tradicional. Conforme crescia, recobrava as lembranças da antiga vida.
7- Somente Mahtan e alguns de seus descendentes, incluindo Nerdanel, esposa de Fëanor, tinham cabelos ruivos, e também por essa característica eles eram reconhecidos. Sabia disso, PJ? Além disso, não se sabe exatamente de que cor eram os cabelos do Legolas. Do pai diz-se em O Hobbit que tinha cabelos loiros, embora no legendarium madeixas assim sejam geralmente atribuídas aos elfos Vanyar. Os Noldor teriam cabelos escuros, assim como os Teleri, embora alguns desses, particularmente os mais nobres, tivessem cabelos prateados.
8- É dito que o alimento élfico conhecido como ‘Lembas’, se comido em excesso pelos humanos, torná-los-ia cansados de sua mortalidade. Por isso seu modo de preparo era segredo entre as elfas de alta hierarquia, e a receita vinha da própria Yavanna.
8- É dito que o alimento élfico conhecido como ‘Lembas’, se comido em excesso pelos humanos, torná-los-ia cansados de sua mortalidade. Por isso seu modo de preparo era segredo entre as elfas de alta hierarquia, e a receita vinha da própria Yavanna.
9- Tolkien afirmou que embora os elfos dormissem como nós, sua relação com isso que chamamos de “sonhar” era diferente. Mas não entrou em detalhes.
10- Em um escrito tardio, Tolkien abandonou a ideia de que os elfos teriam sido a origem dos orcs, e começou a imaginar que eles talvez se originassem dos próprios humanos.
Fonte: Escritores & Amantes da Terra-Média
Fonte: Escritores & Amantes da Terra-Média
A respeito da origens dos Orcs, tem um problema: Os Orcs surgiram na terra-média muito antes dos humanos, portanto, não poderiam ser originados do mesmo. Admite-se entre os fãs, que inicialmente os Orcs vieram de elfos corrompidos por Melkor, depois disso, houveram outras raças dissidentes, vindo de outras criaturas corrompidas!
ResponderExcluirIsso mesmo Adriano, você está correto, talvez o item da lista se referia ao texto "MITOS TRANSFORMADOS" em The History of Middle-earth 10 . Porém, lá Tolkien cita que posteriormente foram surgindo Orcs mestiços entre outras raças (incluindo os homens), mas não alterou a versão original da origem dos Orcs, como você bem citou.
ExcluirOs orcs quando ficam velhos ( o que é uma raridade ) não sofrem os efeitos negativos da Velhice ( assim como os elfos ) e seus ferimentos se curam mais rápido . Acredito que os Elfos do ramo Morequendi ( aqueles que não viram as luzes das árvores de Valinor ) deram origem aos orcs , sendo esses elfos torturados e corrompidos por Morgoth. Foi devido a isso , que aconteceu o evento chamado de Valaquendi. Espero que o Blog ainda esteja ativo ;)
ResponderExcluirUau, amei muito! 💕 Os elfos muitas vezes me dão a impressão de serem como que a forma mais moralmente e naturalmente purificada dos homens! Tipo o homem no Jardim do Éden. O que me incomoda muito foi a representação deles e suas personalidades nos filmes O Hobbit, principalmente a Tauriel! Ela tem várias características muito forçadas só pra fazer ela chamar a atenção, e apesar de ser uma personagem muito bacana por si só, eles ñ souberam escrevê-la e nem caracteriza-la. Ela e muitos outros elfos parecem feitos de borracha as vezes, e cabelos muito artificiais pra alguns... mas o pior foi a descaracterização da raça. Tirar a nobreza, a moralidade, a bondade, a calma, a gentileza, a sabedoria, a naturalidade de um elfo é como tirar a alcateia do lobo... colocar elfos de picuinha por causa de namorado, cantada inapropriada, frases arrogantes, falta de paciência... eles parecem de mentira, e como se ñ ligassem pra natureza e pra ninguém, algo que é na vdd uma característica primordial deles! Tbm são muito fechados... no livro O Hobbit os elfos são extremamente alegres sempre. Música, poesia, risadas, dança, cavalgar nas estrelas... galera linda! Mais animada que os anões, mesmo! O pior pra mim foi a aparência estranha, a distorção completa da persobalidade, e a corrupção da ideia muito forte de moral que Tolkien colocou muito por meio do fato de ser cristão; se todos na Terra-média representam isso, os elfos ainda mais! Tolkien disse em uma carta que a pervenção de personagens, em estilo e comportamento, seria pra ele a pior coisa possível, ainda pior que perversão de enredo e cenários... sinto tanto pelo que houve! Os elfos de LotR são incríveis, parecem mesmo o que vc vê! Eu finjo geralmente que as adições em filmes OH e a Tauriel nem nunca aconteceram, senão dá muita tristeza 💔💔😭😭😭😥
ResponderExcluir