Em dezembro, com o lançamento de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, Peter Jackson finaliza sua trilogia Hobbit – e de uma tacada conclui o que ele vê como uma série de filmes em seis partes. É claro que nós teremos então algumas edições estendidas e posteriormente, provavelmente, um box de DVD que inclua O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Mas, depois disso, assim parece, a jornada de Peter Jackson à Terra-média estará finalmente finalizada.
Contudo, por algum tempo já, fãs têm se perguntado se não há mais algum trabalho de Tolkien que Peter Jackson poderia adaptar para a telona. O Silmarillion, que precede tanto O Hobbit quanto O Senhor dos Anéis, é o projeto que muitos desejam que seja adaptado em filme. Alguns querem múltiplos filmes, outros anseiam por uma série de TV sem fim. Ensaios foram escritos sobre como O Silmarillion seria no formato de trilogia e listas foram compiladas como as 10 razões pelas quais Peter Jackson deve fazer O Silmarillion. Vimos o nascimento de alianças de roteiristas que estão compilando o melhor roteiro possível para O Silmarillion e muitas produções de fãs que ou nos trazem trailers ou mesmo filmes completos.
A realidade, contudo, é que O Silmarillion provavelmente nunca será filmado. Como Peter Jackson explicou recentemente numa conferência de imprensa na Comic-Con International:
“J. R. R. Tolkien vendeu os direitos cinematográficos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis nos anos 60. O Silmarillion ainda não havia sido escrito. Ele nem mesmo foi escrito durante sua vida. Ele foi escrito por ele e, parcialmente, seu filho o terminou após sua morte e o publicou postumamente ao falecimento do Professor. Assim, os direitos de filmagem estão com eles, e os proprietários não têm interesse em discutir direitos cinematográficos com ninguém. Então, esta é a situação. Eles não estão tão desembaraçados quanto O Senhor dos Anéis e O Hobbit.”
É claro que sabemos que Tolkien começou a trabalhar nas histórias que formariam O Silmarillion em 1914, muito antes de vender os direitos de filmagem de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e escreveu e reescreveu muitos dos contos pelo resto de sua vida. Então, a resposta de Peter Jackson não foi muito precisa..
Muito antes disso, em 2012, quando perguntado por um fã na Comic Con se ele planejava continuar fazendo filmes relacionados a Terra-média e, mais especificamente, O Silmarillion, Peter Jackson respondeu:
“Eu não acho que a Tolkien Estate tenha gostado daqueles filmes. Eu não acho que O Silmarillion sairá do lugar por um longo tempo.”
E é verdade, Peter Jackson nunca obterá os direitos de fazer uma adaptação cinematográfica de O Silmarillion, nem tampouco qualquer outro produtor. Diferentemente de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, os direitos de filmagem de O Silmarillion nunca foram vendidos e ainda permanecem com a Família Tolkien. Mais ainda, O Silmarillion foi compilado, editado e publicado postumamente por Christopher Tolkien. Dizer que J. R. R. Tolkien o considerava seu maior trabalho e que seu filho Christopher tem uma profunda ligação emocional com esta obra é apenas o início de uma longa história. As chances de se ver O Silmarillion transformado em filme são provavelmente tão remotas quanto ganhar na loteria, mesmo que você decida doar o prêmio a alguma causa nobre.
Comentários
Postar um comentário