Ted Nasmith é um dos ilustradores mais conhecidos entre os fãs da Terra-média. Seus trabalhos estão presentes desde os famosos calendários de Tolkien, às artes das capas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e ilustrações de O Silmarillion. Entramos em contato com ele, que muito carinhosamente deixou uma mensagem para os fãs brasileiros.
Sobre o artista e sua obra
O Senhor dos Anéis foi apresentado a Ted Nasmith por sua irmã, quando este estava no Ensino Médio. Ele então virou um grande admirador de Tolkien, pois o professor (assim como outro Inkling, C.S. Lewis) escreveu exatamente o livro que o jovem Nasmith queria ler.
“Abriu-se em mim um amor adormecido de tempos perdidos e enevoados, mitos e lendas…” (Nasmith 2002).
Quando ainda era adolescente, enviou algumas fotografias de seu trabalho para Tolkien. A resposta chegou algumas semanas mais tarde. Recebeu tanto elogios como comentários, como o de que Bilbo Baggins parecia um pouco infantil. Este retorno o fez trabalhar por uma interpretação mais literal da obra de Tolkien. Em seu website, afirma que queria fazer ilustrações que ele, como grande fã da obra, desejava que fossem.
Uma de suas primeiras conquistas foi ter quatro artes suas em guache publicadas no calendário de J. R. R. Tolkien de 1987. Logo após, obteve outras conquistas semelhantes, como mais quatro artes publicadas no calendário de 1988, e seu primeiro calendário completo em 1990. Houve outros calendários ilustrados, bem como as artes das capas das edições de bolso de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Em 1996 foi convidado a ilustrar O Silmarillion, que foi publicado em 1998. A segunda edição ilustrada, publicada 2004, contém o dobro de ilustrações coloridas.
No ano de 1999, Peter Jackson e a New Line Cinema o convidaram para se juntar aos artistas John Howe e Alan Lee, para que participasse da arte conceitual da trilogia de O Senhor dos Anéis. Ele não pôde aceitar o convite, mas há a influência de seu trabalho nos filmes.
Nasmith também fez ilustrações da obra de G.R.R. Martin, há representações das casas reais de Games of Thrones, que aparecem em The World of Ice and Fire e no calendário George R. R. Martin, da Random House de 2011.
Além de uma carreira como ilustrador, ele também possui uma carreira musical: compõe canções, é guitarrista e cantor tenor. Compôs com um amigo um ciclo de canções do conto de Beren e Luthien. Para ver mais de seu trabalho como músico, clique aqui.
Confira a sua mensagem:
Hello to my many Brasilian fans! I am still remembering fondly my recent visit to Rio, and the fantastic reception I received there in one of the world’s great cities. It is my privilege to have so many of you on my Facebook page roster of friends, too. Very best wishes as you continue to celebrate and debate the great works of J. R. R. Tolkien via EA-TM. Many blessings, Ted
Olá aos meus fãs brasileiros! Ainda lembro com carinho da minha recente visita ao Rio, e da fantástica recepção que recebi nesta que é uma das grandes cidades do mundo. É meu privilégio ter muitos de vocês na minha lista de amigos do Facebook também. Todo o sucesso para vocês e continuem a celebrar e debater a excelente obra de J.R.R.Tolkien no EA-TM. Muitas bênçãos, Ted.
Comentários
Postar um comentário